A Go-Liberty é sem dúvidas um esquema em pirâmide. A personagem que dá a cara pelo negócio duvidoso é um bilionário de mentira. É o golpe de cotas de Sérgio Tanaka, um burlão conhecido no Brasil, por criar pirâmides financeiras, com a promessa de ganhos irreais, associado a produtos de fachada. Ficou conhecido depois de criar a fraude Wings Network.
Depois de tantas fraudes para o qual já alertei, ainda fico pasmado como é que alguém ainda cai neste esquema. Sobretudo quando usam uma personagem que se diz bilionário, mas não o é. É claramente, uma nova tentativa do dono real e dos seus cúmplices de defraudarem mais umas milhares de pessoas e ganhar alguns milhões à custa das vítimas.
Análise Go-Liberty
A Go-Liberty, Go Liberty ou GoLiberty é um esquema em pirâmide, que se baseia no golpe de cotas, mas usa duas coisas diferentes: os ganhos prometidos aparecem no backoffice em créditos e não na moeda de um país (euro, dólar ou real); e as cotas têm o nome “bónus global”.
A somar a tudo o que disse anteriormente, é uma fraude multinível criada por um burlão conhecido dos brasileiros e portugueses, pela seu esquema em pirâmide Wings Network e ligações a outros esquemas.
O modo de funcionamento do esquema Go-Liberty é parecido ao esquema falido da Wings Network. O produto fachada são as apps, divulgam poucas informações e têm uma “teia” de empresas fantasma.
Basta uma análise mais profunda ao esquema e à maneira como piramideiros auto-intitulados de líderes, para perceberes que o que interessa aqui é o dinheiro. Falam que podes ganhar 3x o investimento inicial e.. mais nada.
Os produtos de fachada são apps genéricas de fitness publicadas no Google Play e iTunes, para que quem não percebe nada de MMN e Fraudes pense que é um negócio sério. Não é. É UMA FRAUDE MAL CRIADA E CHEIA DE MENTIRAS FÁCEIS DE DESCOBRIR!!
Ao longo do texto, vais perceber melhor como está montado o esquema, quem é o dono real e os testas-de-ferro que dão a cara pelo golpe, as múltiplas empresas fantasma associadas ao esquema, o plano de compensação deste negócio duvidoso e as razões porque não é confiável.
Recebi várias denúncias deste esquema em pirâmide, mas o site tenhodividas.com está de parabéns, por ter publicado muitas informações que ninguém sabia até ao momento no seu alerta de fraude Go-Liberty.
Dono e personagens da Go-Liberty
O dono real da Go-Liberty, o “gajo” que criou o esquema, é o Sérgio Tanaka. Mas, como já te disse acima, ele é muito conhecido como um burlão no Brasil, em Portugal, nos EUA e noutros países onde o esquema em pirâmide Wings Network enganou muitas vítimas.
Daí, acho que não tens mais dúvidas porque razão o Sérgio Tanaka não aparece como dono do esquema. Ele apareceu em vários eventos e até junto com os testas-de-ferro do esquema.
Foi no mês de outubro de 2015 que começaram a Go-Liberty em modo privado, para recrutar muitos piramideiros ainda antes de apresentarem o esquema em pirâmide.
O dono real chegou a aparecer no evento de lançamento da Go-Liberty, no dia 28 de fevereiro de 2016. Um recrutador ativo não conseguiu manter o segredo muito tempo.
Não existem mais dúvidas que Sérgio Tanaka está por detrás da Go Liberty.
A personagem que é apresentada como dono da Go Liberty e bilionário, que vários piramideiros dizem ter uma fortuna de 4.3 mil milhões de reais (ou 4.3 bilhões de reais, em português do Brasil), é o Geraldo Goulart Neves. Ele não é bilionário! É o dono de fachada. Não tem 4.3 bilhões de reais.
Criar uma personagem destas é fácil, mas existem coisas que não conseguem esconder. Como isto abaixo! Um tribunal no Brasil tentou no mês de setembro de 2015 penhorar o dinheiro na conta bancária de Geraldo Goulart, mas não tinha saldo suficiente!
Essa é a prova:
Geraldo Goulart é apresentado de bilionário e dono, para dar credibilidade ao golpe de cotas do Tanaka. Nenhum bilionário iria agir da mesma maneira que esta personagem, que também é o testa-de-ferro do esquema.
Gastaram dinheiro para publicar notícias com mentiras para dar credibilidade ao jogo do “bilionário de fachada“! Encontrei várias notícias inventadas para parecer que esta personagem é bilionário.
Além de Geraldo Goulart Neves, o seu filho, Ricardo Machado Neves, José Ricardo Rocha Bandeira (Diretor de Relações Internacionais), Carlos Barbosa (Diretor de qualquer coisa e antigo testa-de-ferro de Sérgio Tanaka, que foi CEO da Wings Network) e o Diego Sousa (Diretor de Marketing) também estão no comando deste esquema.
Este parece ser o “cérebro” de toda esta operação.
Empresas fantasma associadas ao esquema
Na fraude Wings Network o Sérgio Tanaka usou múltiplas empresas fantasma para conseguir levar essa fraude até onde chegou. O documento do SEC revela empresas fantasma de Tanaka (Página 6) nessa altura. Por isso, aqui não é diferente.
Estas são as empresas fantasma usadas neste esquema em pirâmide de cotas:
- GO INTERNATIONAL CORPORATE LLP (OC401627)
- GO LIBERTY DO BRASIL LTDA – EPP
A GO INTERNATIONAL CORPORATE LLP é uma empresa fantasma criada na Inglaterra no dia 8 de setembro de 2015, com a morada “B1 Business Centre Suite 206 Davyfield Road Blackburn Lancashire BB1 2QY” e que tem como sócios o Rogério Coelho, a GO LIBERTY DO BRASIL EIRELI EPP e a SWIFT (SECRETARIES) LIMITED. Podes encontrar todos os dados da empresa fantasma aqui.
A SWIFT (SECRETARIES) LIMITED foi a empresa inglesa usada para criar esta empresa fantasma com uma morada, que na realidade é uma caixa de correio. Usaram o site www.swiftformations.com para criar essa empresa fantasma da fraude Go Liberty!
A GO LIBERTY DO BRASIL LTDA – EPP é outra empresa fantasma usada nesta fraude. Tem o CNPJ 19.742.801/0001-50 e antes chamava-se AGENCIA TNK EIRELI – EPP. Pertencia a Sérgio Tanaka. Foi registada a 18 de fevereiro de 2014 e hoje usa uma morada que também é uma caixa de correio, mas no Brasil.
Estes são os novos dados alterados. Rogério de Jesus Coelho e Geraldo Goulart Neves aparecem como sócios da empresa fantasma.
Outra novidade! Na mesma morada “R Sao Paulo Apostolo, 101, Sala 07 Barueri – SP 06411-070“, que é uma caixa de correio, também está registada outra empresa do dono real deste esquema, a CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA E SERVICO SAWABONA (CNPJ 19.360.376/0001-35) que tem como sócios o Sérgio Henrique Tanaka, a Bruna Coelho Vieira e o Rogério de Jesus Coelho.
Esta é a morada de ambas as empresas fantasma:
Domínio go-liberty.com
O domínio go-liberty.com foi registado a 21 de setembro de 2013, com os dados de registo privados, mas o esquema em pirâmide só começou a funcionar muito, mas muito tempo depois. No dia 6 de agosto de 2015 atualizaram o domínio.
Todas as informações que encontrei indicam o mesmo! Este golpe começou na fase de pré-marketing a 1 de outubro de 2015. É a fase de recrutamento de vítimas e burlões, ainda antes de tudo estar a funcionar.
O esquema em pirâmide só foi lançado no último dia de fevereiro de 2016.
Plano de Compensação Go Liberty
Para criar muitas vítimas que acreditam na fraude Go Liberty apresentada como marketing multinível pelos burlões e piramideiros, prometem ganhos de 300% ou mais, se recrutares novas vítimas.
Usam créditos para o valor disponível no Backoffice. Não é Euro, Dólar ou Reais. Valor vai ser manipulado de certeza, para não vale nada. Este é o valor no mês de maio do GO CREDIT (GC):
- 1 GC = 1 dólar
- 1 GC = 0,90 Euro
- 1 GC = 2.800 Pesos Colombianos
- 1 GC = 4 Reais
Abaixo está o plano de compensação para participares no esquema em pirâmide. Estão disponíveis os pacotes C28, GO FITNESS e GO TRAINING.
Estes são os pacotes C28:
- PROFESSIONAL ($160) – Promessa de retorno $7,50 / semana
- EXECUTIVE ($320) – Promessa de retorno $15 / semana
- ELITE ($640) – Promessa de retorno $30 / semana
Estes são os pacotes GO FITNESS:
- BRONZE ($180) – Promessa de retorno $15 / semana
- SILVER ($375) – Promessa de retorno $30 / semana
- GOLD ($750) – Promessa de retorno $60 / semana
- PLATINUM ($1.500) – Promessa de retorno $127,50 / semana
E, por último, temos os pacotes GO TRAINING, que não tem cotas, mas promete ganhos no esquema em pirâmide. Este foi o último pacote criado, para que as vítimas ainda acreditem que é uma empresa de marketing multinível.
Para que não fiques com dúvidas, este é o slide apresentado com os ganhos prometidos.
Para o pacote GO FITNESS prometem que quem investir vai ganhar pelo menos 300 por cento.
Para recrutar novas vítimas, prometem pagar uma comissão de 10% sobre o valor do pacote de participação adquirido.
Produto fachada – as apps!
Para disfarçar o golpe de marketing multinível com produto e manterem-se fora dos “olhos” das autoridades durante algumas seamanas, criaram 3 apps e publicaram no Google Play e iTunes.
Praticamente ninguém usa essas apps. Só estão interessados nas cotas da Go-Liberty. Alguns piramideiros fizeram download só para manipular os resultados na lista de apps e mostrar às vítimas.
O Sérgio Tanaka ajudou a publicar a app do seu próprio esquema em pirâmide em vários sites de apps, para tentar continuar com esta treta.
Agora, a estratégia para os próximos dias é dizer que tem uma fábrica de suplementos. Tendo ou não, não vai mudar nada. É um esquema em pirâmide!
Estratégia dos Cartões Pré-Pagos
A estratégia dos Cartões Pré-Pagos é algo que já vem a ser muito comum nos esquemas em pirâmide. Para criar entraves, aliciarem novas vítimas e criar entraves no momento de retirar o dinheiro, usam cartões pré-pagos.
É normal acontecer uma destas coisas: o cartão pré-pago não chega à casa da vítima, quando o cartão pré-pago chega o mesmo já não funciona ou é preciso gastar mais dinheiro ou fazer uma nova coisa.
Aqui, não vai durar muito tempo!
Como ainda está no começo, é normal que funcione os cartões. Mas, assim que as empresas que são usadas descobrem que estão a ser usadas no esquema em pirâmide, os cartões são logo cancelados.
Até agora não vi muitas pessoas a mostrar o cartão. Abaixo tens uma foto de um cartão pré-pago Go-Liberty. Usam a empresa de cartões pré-pagos brasilprepagos.com.br. É um pedaço de plástico usado para aliciar novas vítimas.
Repara que o nome do cartão e o perfil no facebook não é o mesmo nome!
O cartão pré-pago VISA acima parece que é só distribuído pelos piramideiros do Brasil. Para Portugal e, possivelmente, para outros países este deve ser o cartão pré-pago usado. O cartão é da Innovative Securities (innovativesecurities.com).
Sabem que os cartões não vão durar assim muito tempo. Esta é a fase de mostrar os cartões pré-pagos!
Por essa razão, criaram a EB-PAY (eb-pay.com), que é um serviço wallet que aceita pagamentos em Bitcoin, para que mesmo depois do esquema em pirâmide colapsar ou ser bloqueado, não fiquem sem o dinheiro das vítimas.
Notícias falsas e pagas para criar credibilidade
Desde janeiro de 2016 que o Sérgio Tanaka e a sua equipa de cúmplices vem a trabalhar para criar reputação no esquema em pirâmide Go-Liberty e no seu testa-de-ferro Geraldo Goulart Neves.
Primeiro, no dia 20 de janeiro de 2016, publicaram a notícia “Famosos e anônimos recorrem ao marketing multinível para driblar dificuldades financeiras” (link).
Mas, espera! Olha só esta parte do texto, que denuncia que foi estes burlões que pagaram pela notícia:
Conseguiram o que queriam! Muitos piramideiros partilharam a notícia, para aliciar novas vítimas para as suas pirâmides disfarçadas de MMN.
Alguns dias depois, no dia 28 de janeiro de 2016, publicaram a notícia “Geraldo Goulart Neves entra para o hall dos empresários mais ricos do Brasil” (link). Foi aqui que começaram com a mentira de bilionário com uma fortuna de 4.3 bilhões de reais. O que acho interessante, é que nenhuma revista ou site que fala em bilionários, fala no Geraldo Goulart Neves ou na fortuna de mentira deste testa-de-ferro do golpe Go-Liberty diz ter.
Muito mais tarde, para continuar com esta “armação”, no dia 2 de março de 2016 publicaram outra notícia. O título da nova notícia paga foi “Geraldo Goulart Neves quer retribuir carinho do povo com projeto de 300 milhões de dólares” e aparece em vários sites desconhecidos.
Repara só no detalhe da foto amadora tirada pelo bilionário de mentira, para a última notícia. Foi tão mal tirada, que até aparece o seu cúmplice a tirar a foto com o telemóvel.
O bilionário de mentira está a fazer mal o papel de bilionário. Precisam de gastar mais dinheiro.
A Go-Liberty é confiável?
Não! A Go-Liberty não é confiável.
Pelo que tu descobriste, tenho a certeza que já não estás assim muito interessado em participar neste esquema em pirâmide. Não só porque foi criado por um burlão que antes já enganou muitas pessoas, e está de volta com a mesma treta, mas também porque usam várias estratégias de esquemas em pirâmide e dizem mentiras.
A mentira do bilionário, o dono real é um burlão, as empresas fantasma e o uso de bitcoin para retirar todo o dinheiro das vítimas antes de ser bloqueado pelas autoridades, são razões mais do que suficientes porque não deves participar neste esquema em pirâmide.
O gráfico do Alexa.com mostra que o esquema em pirâmide Go Liberty não é um sucesso e mesmo que entrem muitas pessoas, vai colapsar algumas semanas depois. O “negócio” é recrutar vítimas!
Com a dificuldade em recrutar novas vítimas no Brasil e em Portugal, por razões muito fáceis perceber, parece que estão a seguir a tática da PayDiamond e de outras fraudes, que é recrutar vítimas na Colômbia e noutros países à volta do Brasil.
⇐ 20/07/2016 ⇒
Com os mesmos problemas de outros esquemas em pirâmide, a Go-Liberty decidiu usar a estratégia do seguro e dos papéis.
Usam a mesma seguradora fantasma Pacific International Insurance, que foi usada no golpe GooBets. Lembro-me que, quando a GooBets rebentou, ninguém conseguiu recuperar o dinheiro ou contactar a seguradora fantasma.
A outra estratégia, são folhas falsificadas partilhadas no Whatsapp, com a Apólice falsa e documentos onde usam o nome do Banco Central do Brasil.