A PlatinWorld (PLC Ultima) é sem sombra de dúvidas um esquema Ponzi. Se estás interessado em investir dinheiro, é melhor pensar novamente. Tudo não passa de promessas absurdas de ganhos e as “regras do jogo” estão sempre a mudar. Assim que o recrutamento de novas vítimas abrandar, o esquema colapsa. Não precisas de ser um especialista, para entender isso. É um esquema Ponzi. Com ou sem smart contracts na blockchain e a mineração no telemóvel, que é a coisa mais absurda, a PLC Ultima continua a ser uma fraude. A única maneira de entrar dinheiro no esquema, é através do investimento em pacotes de participação, que prometem um retorno mensal de +50% na shitcoin interna PLCUX. Fora isso, não existe outra maneira de entrar dinheiro no esquema.
Este é o terceiro esquema Ponzi do mesmo [falso] visionário de criptomoedas, que paga por artigos em sites como a Forbes ou Entrepreneur Magazine. Ninguém fora do ecossistema desta fraude conhece este visionário [LOL]. Se não funcionou no primeiro esquema (PlatinCoin) e nem no segundo (PlatinWorld), porque vai funcionar no terceiro esquema (PlatinWorld + PLC Ultima)? Só alguém muito louco para acreditar nessas balelas. Enquanto houver pessoas dispostas a perder dinheiro, vai continuar a criar esquemas Ponzi.
Análise PlatinWorld (PLC Ultima)
A PlatinWorld (PLC Ultima) é o esquema Ponzi dos Pump and Dumps com shitcoins. E, desta vez não vai ser diferente. Até vai ser pior, porque já não precisam de colocar ordens nas exchanges onde está listada, para manipular o seu preço, agora podem ir ao backoffice e alterar em 1 segundo a cotação da PLCUX, a shitcoin interna do esquema.
Criar Esquemas Ponzi é considerado um Crime Financeiro. Quem criar e/ou promover esquemas pode ser responsabilizado.
Em relação a justificarem que os ganhos vêm da mineração no telemóvel e é preciso instalar as apps Ultima Farm e Ultima Wallet, é outra coisa absurda inventada pelo [falso] visionário das criptomoedas e pelos burlões. Não é possível e mesmo que fosse possível, não compensa. Iria gastar muita bateria e o telemóvel ficaria lento demais para ser possível usar.
Quem são os donos da PlatinWorld?
De acordo com as apresentações da fraude, o dono da PlatinWorld é o Alex Reinhardt, que se auto-intitula de visionário, especialista em blockchain e “uma das 10 pessoas mais influentes na indústria de criptomoedas“. Tudo isso são palavras bonitas, mas a verdade é bem diferente. É um burlão com experiência em esquemas Ponzi. Basta ver o seu percurso até aos dias de hoje.
O artigo da Entrepreneur Magazine que menciona Alex Reinhardt, é claramente um artigo pago disfarçado de artigo, onde juntam o nome de várias pessoas conhecidas no meio das criptomoedas, como os fundadores da Coinbase, Binance e o criador do Ethereum, e na lista colocaram o nome de Alex Reinhardt, para parecer autêntico. Nessa altura, em fevereiro 2020, o esquema Ponzi ativo era a PlatinCoin, que não existe mais.
No artigo faltou dizer que Alex Reinhard é um burlão com experiência em esquemas Ponzi, que em 2016 recrutava potenciais vítimas para a fraude SwissCoin. Com o colapso, em 2017 criou a PlatinCoin, que durante várias vezes inventou problemas para não pagar e depois criaram a shitcoin PlatinCoin (PLC) em 2018 para manipular o saldo das vítimas.
Pagar por artigos na Forbes, Entrepreneur Magazine, Business Insider e noutros sites de revistas populares, é uma prática comum de fraudes. Não é o primeiro e não será o último esquema a fazê-lo.
Tudo este “circo” é importante para recrutar pessoas sem experiência em criptomoedas, investimentos e fraudes. Basta ver que a maior parte dos visitantes do site do esquema (platinworld.com) vem do Facebook, Whatsapp e Youtube. No facebook e youtube as potenciais vítimas são recrutadas e assistem a apresentações da PlatinWorld (PLC Ultima) e o whatsapp é usado para converter os interessados em vítimas.
Se também tens uma fraude e queres fazer o mesmo, para gerar aquela falsa credibilidade, existem vários sites que fazem isso. Por exemplo, na imagem abaixo do site zexprwire.com para ter um artigo inserido no Yahoo Finance, Yahoo News, Yahoo Money e noutros sites, custa apenas 399 dólares. Por mais alguns dólares, podes aparecer em mais sites.
Apesar de não ser algo novo, vários esquemas Ponzi e burlões continuam a fazer isso para gerar credibilidade. É mais um indicador que deves ter cuidado, porque negócios legítimos não precisam de fazer isso.
Domínios
A fraude PlatinWorld é composta por vários domínios, sendo que alguns são criados ao longo do tempo, para criar novas estratégias para estender o prazo de vida do esquema Ponzi ou para tornar o saldo virtual em dinheiro de monopólio.
Para dar credibilidade à fraude, em todas as apresentações, eventos e publicidades, os recrutadores indicam que existe há 7 anos ou foi fundada em 2016 na Suíça, mas é mentira. A primeira versão foi criada em 2017, a PlatinCoin, mas meses depois colapsou e o projeto ficou parado. Se ainda acreditas na mentira de ter sido criada em 2016, basta ver os dados dos domínios usados, para entender que é mentira.
O domínio platinworld.com foi registado a 23 de junho de 2021 e faz parte do segunda versão do esquema Ponzi PlatinCoin criado por Alex Reinhardt, que acabou por rebentar em 2022 e começaram a usar a shitcoin interna PLCUX.
O domínio plcultima.com foi registado a 7 de outubro de 2021, alguns meses depois do domínio platinworld.com. É normal isso ter acontecido, porque como é um esquema Ponzi ao longo do tempo vão inventando maneiras e maneiras de burlar as vítimas.
O domínio ultimafarm.com foi registado a 14 de outubro de 2021, para dar a ideia a quem não entende de criptomoedas e fraudes, que o esquema Ponzi tem um sistema inovador de mineração de criptomoedas e que conseguem pagar um valor alto, quando na realidade é uma fachada. É um esquema Ponzi, logo o dinheiro pago aos antigos investidores vem dos novos investidores. Abranda a entrada de novos investidores, rebenta o esquema!
O domínio plcux.com foi registado a 6 de junho de 2022 e é outro dos domínios associados a este esquema Ponzi, que faz referência à shitcoin interna PLCUX, que é usada para manipular o valor do dinheiro de monopólio.
Embora a shitcoin interna PLCUX só tenha sido apresentada nos últimos meses de 2022, é possível perceber que já estavam a preparar esta mudança, porque sabiam que o prazo de validade do esquema Ponzi estava a chegar ao fim.
Como podes chegar à conclusão, os principais domínios associados à fraude PLC Ultima ou PlatinWorld, qualquer que seja o nome que queiras usar, foram registados em 2021 ou em 2022. Logo, muito longe de 2016, que dizem quando foi criado este esquema Ponzi. A primeira versão desta fraude foi criada em 2017, mas rebentou há muitos anos atrás e atualmente estamos na versão 3.0.
Shitcoins PlatinWorld
Desde o seu primeiro esquema Ponzi, a PlatinCoin, o falso visionário Alex Reinhardt entendeu que criar uma shitcoin é bastante útil, sobretudo porque é uma boa maneira de manipular o saldo no backoffice e quando o esquema colapsa, culpar os outros, quando na verdade é um esquema Ponzi e iria acabar por colapsar, porque abrandou a entrada de novos investidores na fraude.
A matemática por detrás dos esquemas Ponzi é simples de entender. O dinheiro dos novos investidores é usado para pagar os antigos investidores. Assim que abranda a entrada de novos investidores, o esquema colapsa. Por essa razão, quando está perto do fim bloqueiam os levantamentos, inventam desculpas, criam um nova shitcoin e outras estratégias.
No primeiro esquema Ponzi criado por Alex Reinhardt, a PlatinCoin, a shitcoin PLATINCOIN (PLC) começou a ser negociada em outubro 2018 nos $4.90, durante o ano de 2019 fizeram um pump até $57.86 para atrair pessoas pensando que iam gerar grandes ganhos, mas pouco depois de atingir esse valor, houve um grande dump e hoje vale cerca de $0.23. O FOMO (Fear of Missing Out) atraiu muitas vítimas, que acabaram por perder muito dinheiro.
A shitcoin continua listada e a ter um volume muito baixo de negociação, só para que vítimas não reclamem e assim, se colocarem alguma ação em tribunal, o criador do esquema atribui as culpas à própria vítima e diz que todas as pessoas receberam.
No segundo esquema Ponzi criado por Alex Reinhardt, a PlatinWorld, criou o shitcoin PLC Ultima Classic (PLCU), que a cotação foi manipulada com um novo pump, que foi dos $19.800 a 10 de fevereiro de 2022 até aos $102.862 a 6 de abril de 2022 para atrair novas potenciais vítimas. Mais uma shitcoin manipulada com pump and dump. Ao longo das semanas acabou por cair e agora vale menos de $200.
Com as provas mais do que suficientes, que mostram que a cotação das shitcoins é manipulada e fazem pumps para atrair potenciais vítimas para depois fazer um dump, é mais do que evidente que isto não é nenhum negócio credível ou onde deves considerar investir dinheiro.
No terceiro esquema Ponzi de Alex Reinhardt no fim 2022, a PlatinWorld + PLC Ultima, com o gráfico da PLC Ultima Classic (PLUC) a mostrar que é uma shitcoin manipulada e acaba sempre com os bagholders e aqueles que acreditam nas mentiras do esquema Ponzi, a perder quase tudo, mudaram a PLC Ultima Classic (PLUC) para PLC Ultima (PLCU) e indicaram que a troca de nome ia colocar a nova versão shitcoin numa conversão de 1:1, mas por milagre começou ser negociada a $19.282 a 25 de janeiro de 2023 e até ao dia de hoje já perdeu uma grande parte do valor.
Além desta mudança para esconder o passado, no terceiro esquema Ponzi, também criaram a shitcoin PLCUX, mas atenção, a PLCUX é uma shitcoin interna. A sua cotação manipulada só se sabe dentro da fraude. Dizem que a PLCUX está associada à PLCU, para manter o valor sempre nos $100.000, mas só alguém que acredita em milagres e anjos, é que acredita nessa balela. A cotação real da PLCUX fora do esquema é de $0.
Receber 1 PLCUX, 25 PLCUX ou 100.000 PLCUX é a mesma coisa. Vale 0 dólares no mundo real e o seu valor vai ser manipulado consoante a fase do esquema. Como precisam de dinheiro, vão colocar uma cotação alta agora, mas no fim do esquema vão colocar a 0 ou perto.
Plano de Negócios da fraude
O ecosistema real da PLC Ultima é apenas o Esquema Ponzi, que promete que ao criar farms o participante vai ganhar receber um retorno mensal de +50%. O Platin Deal, o Platin Hero, o PLCU travel e programa de cashback, são usados para gastar o saldo virtual e também para disfarçar o esquema.
O esquema Ponzi PlatinWorld PLC Ultima resume-se a converter o dinheiro / criptomoedas na shitcoin PLCUX, comprar posições no esquema e receber na carteira virtual a shitcoin virtual PLCUX. Como todos os especialistas em esquemas Ponzi sabem, esta forma de investir dinheiro resulta apenas para quem entra bem no início do esquema Ponzi e por isso, para maximizar os seus ganhos têm que recrutar novas vítimas para o esquema.
Para explicar melhor esta coisa absurda e milagrosa, os burlões explicam como funciona. O dinheiro real é bloqueado durante 12 meses e os participantes recebem +50% todos os meses em PLCUX, a shitcoin interna. Ao fim dos 12 meses o valor é devolvido, se o esquema ainda não rebentou ou entregam em shitcoin, porque o mais certo é que a essa altura a fraude já colapsou.
Como acontece com todos os esquemas Ponzi, ao longo do tempo este tipo de fraude muda as regras do “jogo” e fazem promoções. A 7 de junho de 2022 estavam a fazer promoção nos pacotes e pagavam o retorno mensal prometido em PLCU.
Pelos vistos funcionou tão bem, que o esquema poucos meses acabou por colapsar em 2022. O esquema foi reiniciado, na terceira versão com uma nova shitcoin, mas desta vez é uma shitcoin interna.
Nos últimos meses de 2022, passaram a pagar o retorno prometido na shitcoin interna PLCUX. Como ninguém fora do esquema sabe o valor da shitcoin interna PLCUX, nas apresentações da fraude PlatinWorld PLC Ultima mostra os slides em PLCUX e em Euros.
Os burlões sabem que o valor real da shitcoin interna é de $0, por essa razão, fazem questão em colocar nos slides que o valor em euros é com base na cotação manipulada da PLCUX num determinado dia.
O plano de compensação é um copiar-colar de outros esquemas Ponzi, que já foram analisados aqui. Tem o bónus direto, o bónus de equipa, o bónus de ranking e ainda o bónus infinito. Se nenhum esquema Ponzi consegue pagar o retorno prometido, imagina o que é pagar o retorno prometido e ainda os bónus.
O bónus direto é o bónus pago por recrutar vítimas para ficarem abaixo de si, que dá um lucro de 30% sobre o valor que a vítima investiu no esquema. Ou seja, se investiu 1.000€, o recrutador vai receber 300€. O bónus de equipa vai depender do nível abaixo em que está a vítima que entrou no esquema.
Outro bónus que incentiva o recrutamento desenfreado de novas vítimas, é o bónus de ranking, que promete ganhos absurdos para os recrutadores que recrutarem o maior número de vítimas. Quando mais recrutar, maior é o ganho.
Para premiar os recrutadores mais ativos, a percentagem dos bónus pagos é aumentada, de forma a recompensar os top burlões no esquema Ponzi. Os bónus direto e de equipa são aumentados, gerando ganhos ainda mais insustentáveis.
Como em todos os esquemas Ponzi, o negócio é investir em pacotes de participação no esquema Ponzi e recrutar novas vítimas para o esquema, que vão entregar o dinheiro para o qual trabalharam arduamente, para sustentar a fraude temporariamente. Não rebenta hoje, rebenta amanhã.
Quaisquer que sejam os milagres contados pelos pastorinhos (burlões) nos eventos que mais parecem ceitas de lavagem cerebral, a PlatinWorld (PLC Ultima) é um esquema Ponzi e mais cedo ou mais tarde vai acabar por rebentar (novamente). É impossível dizer quando, mas vai rebentar.
Apresentação da PlatinWorld em Português
Para os leitores interessados em aprender como funciona a PlatinWorld, abaixo está disponível uma das muitas apresentações encontradas no Youtube em Português. Todos os meses publicam novas apresentações, para atualizar o valor da shitcoin interna PLCUX.
Assim como este esquema Ponzi é um copiar-colar de outros esquemas que não existem mais, a apresentação segue o mesmo estilo. Os burlões já fazem isto há anos, por isso, têm sempre o mesmo estilo.
odas as apresentações começam por criar uma falsa credibilidade. Neste caso, começam por comparar a shitcoin PLCU com o Bitcoin e outras criptomoedas, depois indicam que o criador da fraude é um visionário e um das pessoas mais influentes e depois falam nos planos do esquema.
Esquecem-se de dizer que o esquema Ponzi vai rebentar dentro de algum tempo e já vai na terceira versão. Quando rebentar, os burlões apagam tudo e começam a promover um novo esquema.
PlatinWorld em Portugal
A fraude PlatinWorld em Portugal é promovida sobretudo por recrutadores ativos de esquemas que não existem mais, como a Trust Investing, Bearax, Forsage, Geteasy e Empower Network. Devido à experiência acumulada nos últimos anos, sabem que este esquema Ponzi vai colapsar em breve e que para ganhar dinheiro, têm que recrutar muitas vítimas em pouco tempo.
De acordo com as estatísticas do site Similarweb, Portugal é o país com maior número de visitantes no site platinworld.com, mesmo com uma queda no tráfego. Fica à frente Alemanha, Índia e Itália.
Já para o site plcultima.com, Portugal aparece na posição 4, o que demonstra que no país existem muitos participantes e burlões no esquema. As visitas de Portugal têm crescido nos últimos meses, mas com este alerta a expor a fraude e com os avisos de vários reguladores que deverão acontecer nos próximos meses, é normal que abrande bastante o ritmo e torne-se difícil de recrutar novas vítimas.
Uma das explicações para Portugal estar no top 5 de países com mais visitantes nos últimos meses, está no facto que a fraude brasileira promovida na Europa, a Trust Investing ter rebentado em outubro 2022, o que forçou muitos recrutadores ativos a procurar uma nova fraude para promover.
Os burlões que recrutam na PlatinWorld PLC Ultima em Portugal estão nervosos. Estás pronto para “o evento do ano que vai mudar a tua vida” no Hotel Sana Malhoa em Lisboa?
O vídeo abaixo foi da MasterClass do esquema Ponzi Platin World (PLC Ultima) em Portugal. Pelo menos os burlões são muito inovadores nos nomes que dão a reuniões de como enganar pessoas com o esquema Ponzi.
Como em todos os esquemas Ponzi, na PlatinWorld o dinheiro dos novos investidores é usado para pagar aos antigos investidores e aos donos do esquema. Assim que rebentar, manipulam a cotação das shitcoins e inventam novas desculpas.
Com o desespero dos burlões em Portugal em promover a fraude PlatinWorld, em breve a CMVM (Comissão de Mercados e Valores Mobiliários) e os reguladores de outros países, devem lançar um alerta para esta fraude e tomar medidas em concreto.
Apesar de continuarem ainda com o discurso que é um negócio inovador de blockchain com smart contracts, desde a primeira versão do esquema, quando ainda se chamava PlatinCoin e até aos dias de hoje, continua a ser um Esquema Ponzi clássico usando novas tecnologias.
A esta altura já deves ter entendido que não é preciso ser um guru para prever que em breve rebenta, criam [novamente outra] shitcoin que vai dominar o mundo e inventam [novas] desculpas.
Tem outras análises online sobre esquema Ponzi que vale a pena ler, do Behindmlm com o título PlatinCoin Ponzi rebooted as PlatinWorld with PLC Ultima, do Como Investir Forex sobre a Análise PLC Ultima – Outro Esquema Ponzi com Shitcoins! e do Marketing Multinível com a PLC Ultima (PLCUX) é um Esquema Ponzi. Se leste isto tudo e mesmo assim ainda queres entrar no esquema, depois não reclames que foste burlado, porque é isso que vai acontecer. O blog fraude não ganha dinheiro por mentira. Basta aceder à categoria de fraudes multinível para entender que a maior parte das fraudes não existe e eram partilhados como negócios revolucionários.