Se costumas fazer compras online, fica a saber que podes correr muito risco. Existem lojas online que parecem seguras e podes pensar que não guardam todos os dados do cartão de débito ou crédito, no entanto, não é bem assim. Existem muitos sites a guardar todos os dados dos cartões, não só o número do cartão, data de validade e nome, mas também o CVV (os três dígitos de segurança).
Um ou mais lojas online usada pelos portugueses foi hackeada e os hackers tiveram acesso aos dados de todos os cartões de débito e crédito que foram usados nesse site (ou sites). Para roubar dinheiro, estão a usar a app store da Apple e da Google, para gerar transações em que o dinheiro vai diretamente para as suas contas. Dessa forma, as transações não parecem suspeitas e conseguem roubar dinheiro.
Como Cibercriminosos Roubaram Dinheiro usando a Apple e a Google
Com todos os dados dos cartões de débito e crédito, os cibercriminosos publicaram várias apps na app store da Apple e da Google, onde o único propósito é cobrar dinheiro nos cartões roubados. Como aparece Apple ou Google nas transações na app dos pessoas lesadas, muitas pessoas vão ignorar. Como a transação é processada pela Google ou Apple, são saltados vários passos de segurança, porque para os Bancos a transação vai parecer legítima.
Uma das denúncias recebidas revelou que o seu cartão de débito foi usado em várias compras na app store da Apple e da Google. Como é possível ver pela imagem abaixo, algumas transações fraudulentas efetuadas na Apple foram alguns dias devolvidas sem ser necessário reclamar, enquanto a Google não devolveu o dinheiro. Foi necessário cancelar o cartão e reclamar o crédito das transações.
Nas transações fraudulentas realizadas através da app store da Google, aparece o nome GOOGLE LE HUNG M VND TC. Ao pesquisar no Google, foi possível descobrir que os cibercriminosos supostamente estão no Vietname e existem muitas outras pessoas a quem também roubaram dinheiro.
De acordo com a denúncia, alguns dias depois o Banco Millennium BCP conseguiu anular a ordem e devolveu o dinheiro ao cliente.
Outra denúncia revela que detetou as transações suspeitas com a descrição GOOGLE ANH e GOOGLE ACB G C, no dia em que foram efetuadas e ainda não tinham “assentado”, logo seria mais fácil e rápido de cancelar e receber o dinheiro retirado indevidamente.
Para não tornar suspeito as transações, o modus operandi dos cibercriminosos consiste em efetuar várias transações de valores pequenos e nunca número redondos, pois para muitas pessoas vão parecer que foram compras que efetuaram e vão acabar por ignorar.
Como recuperar o dinheiro das transações fraudulentas Google e Apple?
Se és uma das vítimas deste grupo de cibercriminosos, a única solução mesmo é seguir estes passos para resolver de uma vez por todas os problemas:
- Cancela imediatamente o cartão de débito ou crédito.
- Indica que as transações são fraudulentas e pede a devolução do dinheiro
- Se o valor não for devolvido, o que é muito raro nestes casos, deves apresentar queixa na Polícia e uma reclamação no Banco.
Da próxima vez que fizeres compras online, opta por usar meios mais seguros, como o MBWay ou criar um cartão de débito virtual que só pode ser usado uma vez ou não tem um prazo de validade muito curto, para evitar este tipo de problemas.