Após o colapso do esquema em pirâmide Geteasy, Tiago Fontoura criou outro esquema em fevereiro 2015, a Go2Up. O modelo de funcionamento era praticamente o mesmo, com a diferença que não existia nenhum produto físico de fachada. Isto não é Marketing Multinível!
A Tunísia foi escolhida para ser a base do novo esquema, mas acabaram por se dar mal. Com o insucesso do esquema em recrutar continuamente novas vítimas e pagar as vítimas da Geteasy, cerca de 4 meses depois rebentou. Tiago Fontoura foi preso na Tunísia, com outros dois cúmplices, a 24 de junho de 2015, acusado de cometer uma série de crimes, como formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, entre outros.
Resumo Geteasy/iGetmania/Go2UP
Já tinha avisado que isto ia acontecer!
Com a falta de competência das autoridades de Portugal em travar este tipo de esquemas, foi preciso o esquema ser montado noutro país para ver as autoridades locais a tomarem as devidas medidas.
Vale a pena lembrar que Geteasy foi uma das fraudes multinível que mais vítimas recrutou em Portugal e noutros países Europeus, contando com milhares de membros em todo o mundo, que acreditaram nas suas promessas de dinheiro fácil baseado no comodato de geolocalizadores a clientes que nunca existiram.
Outubro 2014 – A Geteasy deixou de pagar, mas Tiago Fontoura e os seus cúmplices continuaram a inventar histórias para que membros acreditassem que esquema estava bem “vivo” e continuassem a investir dinheiro. Usaram várias estratégias para “empatar” os membros. Desde o evento Getawards no MEO Arena, a nova parceria com o falso Banco IFC – apresentado como um Banco mundial, os falsos contratos milionários, taxa de 75€ nos saques, bónus em novas contas, os vídeos Gettv a prometer soluções, etc.
As estratégias anteriores empataram as vítimas durante 4 meses, mas não travou o fim!
Dezembro 2014 – Prometem um novo esquema e desejam feliz natal!
Janeiro 2015 – Lançaram o novo esquema iGetmania, mas rebentou poucas semanas depois. Era a mesma treta, mas disfarçada de ações e de um Banco de Investimento num país bem longe que nunca ninguém conseguiu provar que existia. Tiago Fontoura, António Loios e Michael Herzog eram apresentados como responsáveis.
Fevereiro 2015 – António Loios desentendeu-se com Michael Herzog e criou a fraude VIC. Tiago criou a Go2UP!
Como a Geteasy burlou milhares de pessoas em Portugal e já sabiam que a história ia se repetir, o esquema foi ativamente promovido noutro país. Escolheram a Tunísia porque provavelmente parecia ser “terra de ninguém” e nunca ia acontecer nada, mas enganaram-se!
Junho 2015 – Cerca de 4 meses após o início do golpe Go2Up, tudo indica que chegou ao fim. No final do mês de junho ia ser inaugurado o escritório Go2Up na Tunísia, mas acabou por nunca acontecer. Várias notícias indicam que Geteasy/Go2Up burlou cerca de 40 mil tunisinos em mil milhões de dólares.
Várias páginas do Facebook de membros da Geteasy/iGetmania/Go2Up informaram que Tiago Fontoura foi preso na Tunísia a 24 de junho.
Além de Tiago Fontoura, vários sites de notícias em árabe afirmam que Edgar Fontoura e outro cúmplice também foram presos no país.
Os detalhes ainda são um pouco confusos, devido à barreira linguística e a à pouca informação sobre o assunto.
Num dos emails que recebi sobre este caso, tem a resposta do Setor Consultar da Embaixada do Brasil em Túnis acerca Tiago Fontoura Miranda:
Julho 2015 – Com a prisão dos principais envolvidos no esquema Go2Up na Tunísia, acusados de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, entre outros crimes, estão a apagar as provas do crime.
O Backoffice Go2up (office.go2up.com) foi apagado e o site go2up.com está com uma mensagem de manutenção.
Será que Tiago Fontoura e os seus amigos vão ser soltos?