Desta vez, a nova vítima dos anúncios fake news bitcoin é o conhecido cantor, Tony Carreira. Se viste este ou outros anúncios semelhantes no Facebook e Instagram, deves DENUNCIAR e nunca depositar dinheiro. É UMA FRAUDE PARA ATRAIR VÍTIMAS. Apesar de ser ilegal este tipo de publicidade falsa, esta máfia online continua a fazer para atrair vítimas e roubar dinheiro, com promessas de ganhos fáceis.
Nestes últimos meses, esta máfia online de fake news usou a imagem do humorista Pedro Fernandes, do Presidente Marcelo e da GALP Energia e de muitas outras empresas nacionais e famosos portugueses. Estão sempre a mudar as imagens e a usar novas fake news para atrair vítimas. O crime compensa para esta máfia online. Não se sabe quanto dinheiro foi roubado das vítimas em Portugal, mas uma coisa é certa, se não fosse lucrativo criar este tipo de anúncios falsos para atrair vítimas e roubar o seu dinheiro, nunca iriam perder tempo. Estamos a falar de burlões online profissionais. Isto é o seu salário milionário!
Esquema Fake News Bitcoin Tony Carreira
É tempo das autoridades nacionais agirem. A cada dia que passa, são dezenas de portugueses que são burlados, por esta máfia online que usa fake news com famosos, políticos ou figuras de Estado de Portugal para atrair vítimas e manipulá-las a investir todo o seu dinheiro em CFDs para desaparecer com o seu capital (e tornar a corretora mula de dinheiro rica). Até hoje, este crime online tem compensado e funcionado estupidamente bem. A CySEC (Cyprus Securities and Exchange Commission) não fez nada. A HCMC (Hellenic Capital Market Commission) não fez nada. A CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) não fez nada também. Só a FCA (The Financial Conduct Authority), o regulador do Reino Unido, baniu as corretoras desonestas com ligações a este esquema. São várias as queixas online que existem, sobre este esquema que começou em 2019 (prova fake news bitcoin de 2019).
Será agora que vai acabar? Está na mão das autoridades. Basta agir.
O dever do blog fraude.pt é denunciar scams online, para ajudar a tornar os portugueses mais atentos a estas situações. Se as autoridades tiverem interesse em parar esta burla online, podem entrar em contacto aqui.
Bem, agora vamos ao mais importante…. denunciar o anúncio falso e conhecer todo o circuito. Desde como funciona, onde passa o dinheiro das vítimas e como fazem a lavagem do dinheiro para parecer legítimo, tão legítimo que os burlões vivem bem com o dinheiro roubado.
Para atrair vítimas, continuam a usar o mesmo modus operandi:
- Criar várias páginas facebook. Para alcançar o maior número de vítimas.
- Publicar vários anúncios nas páginas facebook. Assim que o anúncio for aprovado, a página para onde o anúncio redireciona é substituída pela landing page com as notícias falsas.
- Potenciais vítimas carregam em qualquer parte do site e são redirecionadas para a página, onde devem colocar o nome, email e telemóvel. Com esses dados criam uma conta na corretora fraudulenta e usam para telefonar.
- Potencias vítimas são redirecionadas para a página da corretora mula de dinheiro (ligada ao esquema). A primeira página é precisamente a página para depositar dinheiro.
- Dentro de minutos alguém do call center liga para conhecer o perfil da vítima e criar uma estratégia para roubar muito dinheiro. Começam com 250 euros, para gerar credibilidade e acabam por manipular as pessoas a depositarem 10.000€, 20.000€ ou mais.
Em poucos minutos, foram encontrados vários anúncios com mentiras sobre o cantor Tony Carreira, publicadas por várias páginas sem conteúdo. Estas foram algumas das encontradas:
Mas… existem muito mais anúncios. Ao aceder aos detalhes de cada página do facebook criada de propósito para publicar os anúncios, foi possível encontrar dezenas de anúncios:
Para parecer credível, usam o tema dos sites IOL e do ECO, com uma notícia falsa sobre o cantor Tony Carreira e a criptomoeda Bitcoin, para que as pessoas pensem que vão ficar milionárias.
Ao clicar em qualquer parte da notícia falsa, a potencial vítima é redirecionada para uma página em que tem de colocar o nome, endereço de email e telefone. Esses dados vão ser usados para criar conta na corretora ligada à fraude e também vão ser usados pelo call center. Ao longo dos próximos dias, um falso gestor de conta vai manipular a vítima para depositar todo o seu dinheiro, pensando que vai ganhar dinheiro. Acaba sempre com a vítima a perder tudo ou a não conseguir retirar o dinheiro que ainda não perdeu.
Ao introduzir os dados no formulário da página mostrada na imagem acima, a potencial vítima é redirecionada para o site da corretora ligada ao esquema. Na maior parte das vezes, a vítima é redirecionada para a Liquidityx. Mas também estão a usar a redirecionar potenciais vítimas para a capitalexpro .com e para a cte-cap .com.
A verdade sobre a LiquidityX
A LiquidityX (liquidityx .com) é apenas um nome, porque esta máfia online tem um grande poder financeiro por detrás, como resultado dos crimes praticados e por essa razão, tem uma teia de nomes / domínios e empresas com licença CySEC ou HCMC, que ao longo do tempo vão apagando à medida que enganam muitas pessoas e vão surgindo outros nomes. A ROInvesting (antiga GMO Trading) e ETFinance são dois exemplos.
Para os menos conhecedores deste esquema, a LiquidityX (liquidityx .com) é propriedade da Capital Securities S.A., que tem a licença 2/11/24.5.1994 na HCMC (Hellenic Capital Market Commission), mas em 2021 usava o nome UBrokers (ubrokers .com). Depois de burlarem várias pessoas, com este mesmo esquema, trocaram de nome.
Acima está a imagem do site da UBrokers. O tema do site é muito parecido ao da LiquidityX, só mudaram algumas coisas para não ficar tão evidente que são os mesmos burlões que estão por detrás.
Vão continuar a usar a LiquidityX e a empresa fachada Capital Securities S.A. com a licença 2/11/24.5.1994 na HCMC (Hellenic Capital Market Commission) até aparecerem novos problemas ou o regulador grego cancelar a licença.
Opiniões LiquidityX
A LiquidityX é uma das corretoras mulas de dinheiro usadas por esta máfia online para receber o dinheiro e perpetrar a fraude. O falso Gestor de Conta vai telefonar insistentemente para manipular as vítimas a investir todo o seu dinheiro em CFDs bastante voláteis e com swaps absurdos para colocar o saldo das vítimas a 0 euros ou muito próximo.
São várias as vítimas em Portugal que publicaram a sua queixa no Portal da Queixa. Existem dezenas de queixas de vítimas, sem contar que muitas vítimas têm medo de deixar o seu comentário, para que ninguém saiba que foi burlado.
Como os CFDs, como o próprio nome indica, são contratos por diferença, ou seja, ao abrir uma posição está a negociar um contrato com a corretora. Por outras palavras, isso significa que estás a negociar contra a corretora. Como a LiquidityX é uma corretora desonesta e está ligada a esta fraude, vão fazer de tudo para dar cabo do saldo da vítima.
Se a vítima tentar retirar o dinheiro da conta, falso Gestor de Conta vai dizer que a vítima tem de pagar para levantar dinheiro, tem que depositar mais dinheiro ou inventam que tem de enviar mais documentos, além da foto de um documento identificativo e do comprovativo de morada.
Caso tenhas sido uma das muitas vítimas deste esquema ou da LiquidityX, deves denunciar.